De TUDO um pouco... mas nem tanto!

Este é o Blog de Alexandre Cartianu. Ele sempre estará em manutenção (o blog!), por isso, não se incomode. Sinta-se em casa! Relaxe, fique à vontade para participar e colaborar. Aproveite muito, divirta-se e fique bem... SEMPRE!

My Photo
Name:
Location: Campinas, SP, Brazil

Friday, May 27, 2011


TROUPE PER TUTTI nas Festas Juninas
Precisando de mais Comédia e Humor na sua Festa?
A Troupe Per Tutti de Comédia Clássica atua há mais de 6 anos no mercado de entretenimento mundial!

Temos mais de 50 temas diferentes, e PODEMOS fazer sua Festa Junina muito mais Caipira!!!

Oferecemos Animação Temática, Quadrilha Caipira, brincadeira de roda, caricaturas ao vivo, contação de histórias, e Comédias Originais produzidas sob medida para as Festas de Junho!


Em CARTAZ:

* Quadrilha Per Tutti *

Uma divertida comédia com a apresentação do grupo de Arrasta-chinela da cidade de Pertutina, sob regência do Padre Carmelo, e participações muito especiais!
Duração: 50min


* Aconteceu no Sertão *

Uma comédia contra a violência moderna, e sobre a Festa de São João no Nordeste: um vaqueiro atrapalhado resolve se tornar cangaceiro de Lampeão, e muda a rotina de uma pacata cidade, que se prepara para a festa da filha do Coronel.
Duração: 60min

GOSTOU?
Escreva pra gente!
acartianu@gmail.com

Apresentamos também Comédias Infantis, SIPATs, Gincanas, CIRCO e Personagens Históricos. Contratando um espetáculo, você ganha 1h de animação com os personagens.


Experiência com prefeitura, rede SESC, empresas, congressos, feiras, teatros, clubes e hotéis!

Wednesday, May 25, 2011

PRÓXIMOS EVENTOS da TROUPE PER TUTTI de Comédia Clássica

Dia 11 de junho - Momento Cômico com a Troupe Per Tutti - Feira Hippie, 11h30

Dia 11 de junho
- CICLO COMÉDIAS DO CINEMA MUDO - CINE PER TUTTI






Dia 18 de junho - Centro de Convivência Cultural - ABERTURA Per Tutti para a Banda Carlos Gomes - 10h30


Dia 19 de junho - Parque Ecológico de Vinhedo - Momento Cômico com a Troupe Per Tutti e o MAV - 11h


Dia 21 de junho - Centro de Convivência Cultural - Aniversário de 116 anos da Banda Carlos Gomes - 20h - ingressos a R$ 10,00

Dia 23 de junho
- Recital de Formatura dos Novos Alunos da Banda Carlos Gomes - no Casarão do Centro Cultural Carlos Gomes, com a participação da Troupe Per Tutti - 14h

Dia 5 de julho - Dia da Vovó com a Troupe Per Tutti - Clube Cultura Artística, Programa Saúde Toda Vida, UNIMED-Campinas - 14h

Dia 9 de julho - Cine Per Tutti, no casarão do Centro Cultural Carlos Gomes, 16h

Dia 10 de julho - Sarau Especial Cômico-Musical Per Tutti, no casarão do Centro Cultural Carlos Gomes, 16h

Dia 11 de julho - Momento Cômico com a Troupe Per Tutti - Semana Guilherme de Almeida - Praça do Fórum - 11h

Divulgue, participe, seja mais um fã de carteirinha do Centro Cultural Carlos Gomes!


Para mais informações sobre Cursos e Oficinas de Clown (palhaço), Desenho de Humor e Criação de Bonecos-fantoches, e para informações sobre COMO CONTRATAR a Troupe Per Tutti de Comédia Clássica para Comédias Infantis, Temáticas, Performances Cômicas e Animação de Festas e Eventos, escreva para:

acartianu@gmail.com


Para conhecer nosso trabalho, visite nosso ensaio:
Todo sábado, 9h às 12h30, no Centro Cultural Carlos Gomes, av. Benjamin Constant, 1423
- Centro, Campinas - ao lado do Largo das Andorinhas

Tuesday, May 24, 2011

Palco do Teatro Municipal Carlos Gomes - 1941 - Campinas

pergunta: CAMPINAS TEVE UM TEATRO?????


resposta: É, né... parece que sim... pois é... será mesmo???

Para quem não sabe, a cidade de Campinas, antes de mergulhar no fosso do retrocesso, teve sim muita coisa! Enumeramos algumas:

1. TREM
Campinas era o ponto central do escoamento ferroviário de toda a produção do interior para os portos exportadores de São Paulo e Rio de Janeiro. A Companhia Mogiana, riquíssima, permitiu que o país pudesse comercializar sua produção, gerando grande desenvolvimento, ainda que o sistema produtivo fosse baseado na exploração de trabalho escravo, uma herança cultural que muitos governos, grandes latifundiários, comerciantes e intelectuais brasileiros tentaram apagar. Hoje, as estações de trem de Campinas, as poucas que foram poupadas, sofreram intervenções graves, desrespeitando seu valor histórico e em alguns casos seu estilo.

Camarotes do Teatro Carlos Gomes, pintados com folhas de ouro

2. ÓPERA
Campinas foi a cidade que acolheu e viu crescer o talento musical Antônio Carlos Gomes, o Tonico, filho de outro grande compositor brasileiro, Manuel José Gomes. Este, mestre-de-capela, conquistando o merecido respeito da sociedade campineira, além de legar ao Brasil um trabalho primoroso de registro e produção musicais, formou dois filhos grandes compositores, dos quais Antônio Carlos Gomes levou, para a Itália e para o mundo, o nome do Brasil na produção musical operística de alta qualidade. Em gratidão, a cidade demoliu a casa na qual Carlos Gomes cresceu, e recusou-se a apoiá-lo quando retornou da Itália, falido. O grande compositor, por este motivo, foi para Belém, a convite do governador, e lá foi homenageado e cuidado até sua morte.

3. CULTURA

Teatro Municipal Carlos Gomes, em sua inauguração - inspirado na Ópera de Paris

Campinas era uma cidade moderna e privilegiada culturalmente, distribuindo para o resto do país, em primeira mão, as novidades que vinham da Europa. Cidade rica, dos grandes barões do Café, Campinas reunia tanto intelectuais da ciência, como Hercule Florence e Alberto Santos Dumont, quanto estadistas e políticos de importância nacional, como Campos Sales e Heitor Penteado. Atualmente, a política cultural de Campinas é extremamente modesta. A situação precária dos poucos museus da cidade, ainda ativos, é um retrato dessa política.

4. QUALIDADE DE ENSINO
Talvez tenha sido esse um dos grandes atrativos de Campinas para que nomes como Florence e Santos Dumont se estabelecessem aqui. Santos Dumont, o inventor brasileiro de prestígio internacional, educou-se em Campinas, no Colégio Culto à Ciência. Hoje, o ensino de Campinas é representado em qualidade pela UNICAMP, que atrai alunos de todo o país e do mundo. No ensino fundamental e no médio, Campinas não se destaca como outrora.

Jardim instalado no interior do Teatro Carlos Gomes
5. TEATRO MUNICIPAL
O Teatro São Carlos, demolido em 1922 para dar lugar ao Teatro Carlos Gomes, inaugurado em 1930, mostrou o interesse do campineiro por cultura e arte. O novo teatro representou a capacidade de acomodar mais público, oferecendo 1.300 lugares e grandiosos espetáculos em um ambiente de muita riqueza. Demolido pelo prefeito Ruy Novaes, o teatro foi, antes, dilapidado, restando apenas o grande candelabro de cristal que, atualmente, está seguro dos bandidos no salão nobre da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas. Sob o argumento de que o Teatro Carlos Gomes oferecia risco de desabar, a cidade destruiu em
1965 um teatro que até então não teve mais interesse político de possuir.

6. CIRCO
Muitos circos passaram por Campinas, quando a vida cultural aqui fervia. A cidade, todavia, passou por uma grave epidemia, perdeu quase toda a sua população, e deixou de receber gente por muitos anos. Assim, São Paulo começou a se desenvolver, enquanto Campinas ficou retraída, reduzida às suas famílias tradicionais, e distante das decisões e fatos importantes no cenário nacional. Também a história racista de Campinas, seu passado escravocrata, repercutiram no seu grande atraso durante o século XX, bastando dizer que foi a última cidade do país a abolir a escravidão. Nesse contexto, e pela dificuldade tanto de conseguir autorização quanto de reunir público, hoje a cidade rarissimamente recebe visita de circos.

Lustre francês remanescente do Teatro Carlos Gomes, agora no salão nobre da Escola Preparatória de Cadetes do Exército

7. CINEMA
Campinas era repleta de casarões e espaços culturais, e muitos deles, como o Colyseu Taurino, foram cinemas de grande público e sucesso. Infelizmente, a cidade abandonou essas casas de cinema. Muitos foram demolidos para virar estacionamento, alguns tornaram-se igrejas. Hoje, os cinemas de Campinas concentram-se nos shoppings, a preços impopulares.

Vista do palco, do Camarote Superior do Teatro Carlos Gomes, todo iluminado

8. RINK DE PATINAÇÃO
Campinas teve um Rink de Patinação no seu centro, à rua Conceição! Lá, além de patinação, muitos bailes e espetáculos foram realizados. O local foi incendiado, e nunca
mais voltou a ser um espaço cultural para o povo.

9. TECNOLOGIA

A cidade foi uma das primeiras a receber energia elétrica no Brasil! Os bondes eram um transporte comum, que ligava toda a cidade. Os primeiros automóveis do Brasil também começaram a circular em Campinas! Atualmente, essa história foi esquecida, os bondes foram eliminados, dando lugar a uma frota de ônibus lenta, ineficiente, com trajetos que superam 1h de viagem! As passagens, todavia, não são baratas.

A trágica demolição do teatro, iniciada de madrugada, e que levou dias para ser concluída. A população comentou, na época, que o dono de uma grande loja, ao lado do teatro, pagou uma quantia milionária ao prefeito para que o teatro fosse derrubado, a fim de não encobrir a fachada do negócio - atual Loja Renner.
As fotos deste tópico estão disponíveis na internet, em diversos sites, com artigos muito interessantes!

Vamos pesquisar, divulgar e conhecer nossa História, mesmo que tentem apagá-la de nossa memória!

Interior do Teatro Municipal Castro Mendes, atualmente - este, minha gente, é o teatro de Campinas HOJE (março de 2011 - foto: Luiz Granzotto)

! EXTRA-EXTRA !


foto 171 - Hernesto Olímpio, o político honesto - por Mônica Ogaya

A Equipe de Polemização de Folhetim, do Deputado Pralamentar Hernesto Olímpio (foto 171), abre agora um espaço artístico totalmente democrático e polêmico para comentários sobre os recentes escândalos acontecidos na cidade de Campinas, na qual 12 pessoas do primeiro escalão da prefeitura foram presas, na última sexta-feira, 20 de maio de 2011, por fraude e corrupção, e outros crimes necessariamente ligados!

O caso, que envolve os secretários de comunicação e de segurança, o vice-prefeito e a esposa do prefeito, Dr. H..., é uma grande inspiração para todos o
s artistas de Campinas, incentivando tanto os movimentos sociais artísticos a se manifestar quanto a produção criativa de FUNKs como este, do famoso Dj MC W.C., que tanto orgulho traz à nossa querida cidade!

A seguir, artista e obra, completos!!!

MC W.C.
tá na área, mandando essa letra pra manada de Campina!!!

Esse funk tá bem pobre,
Como a população,
Não tem rima, só propina,
E mais de doze ladrão.

Tchu, tchu, tchu-ru...

Na cidade de Campina,
O dotô tá gaguejando,
Já mandaram o Dirseu,
Despistá quem tá mandando.

Blá, blá, blá...

A primeira dama vai,
Aprender jogar xadrez,
O dotô não sabe nada,
Purque é bola da vez!

Fric, fric, fric, fric...

Campina num tem tiatro,
Nem tem verba pro povão,
É que tá tudo nas casa,
Dos secretário ladrão!!!

Fo-ron-fon-fon!

A Sanaza amarrô
Seu cavalo na enchente,
A vaquinha foi pro brejo,
Lavando grana da gente!

Tuc, tuc, tuc, tuc.

Secretário privinido,
Tem pistola e carabina,
É mais siguro os bandido
Andá armado em Campina!!!

UHUUUUUUUUUUU!!! Ou Ié!

LETRA: TAIMES NIU ROMÃ

ALTOR: MC W.C.

MÚSICA: Tuc, tuc, tuc, tuc.


CV do Dj MC W.C.

MC W.C. é um famoso artista do beco de Campina. Ele foi reconhecido por Hernesto Olímpio como suspeito de furto em uma delegacia de São Paulo, e desde então o deputado honesto tem prestigiado o talento do garoto, incentivando-o a ter uma vida melhor, apesar de honesta.

MC W.C. (Weglinktom Consauves) é de família humilde, estudou tabuada e paulada, e concluiu a primeira série depois do fechamento de sua escola pelo Ministério da Saúde. Aprendeu a assobiar sozinho depois de levar um murro, e descobriu assim o seu dom e talento para a música. Desde então, ele obrou muito, devido à sua grande inspiração.

Atualmente, MC W.C. não faz nada, mas produz muito. É autor, ou como ele prefere ser chamado, altor de clássicos do FUNK Popular Nacional, como O furúnculo é meu amigo, Eu ti mato mais é di amor, Pô meu, vai vê se eu tô na esquina! e Sou apenas um minino carente e inocsente.

Já foi capa de "Cuidado no Metrô", e é colaborador benfeitor do Departamento Municipal de Pichação Vandalo-artística de Campina.

Comentários do Dr. Hernesto Olímpio:

"MC W.C. coloca em todas as suas obras uma grande carga de força e emoção! É mais um artista brasileiro, criativo, que tem a coragem de sobreviver apenas de seu talento, mesmo sabendo da situação precária que a carreira musical oferece aqui no nosso país. Por isso, vamos prestigiar o garoto, pois ele representa o futuro do Brasil, e do mundo, com novas idéias, ideais, e muita arte ainda por ser revelada!!! Viva a Arte Nacional!!!"

Hernesto Olímpio é um político totalmente sem noção mesmo...

Monday, May 09, 2011

NOSSO PRÓXIMO EVENTO:

A Troupe Per Tutti de Comédia Clássica divulga seu próximo evento, um novo Sarau Cômico-Musical PER TUTTI, agora com convidados muito mais ESPECIAIS!!!

Divulgue para seus amigos, parentes, conhecidos, desconhecidos, e até para os inimigos. Vai que eles resolvem pedir desculpas e retomar a amizade, né?

Alguns MOTIVOS para comparecer ao Sarau Cômico-Musical PER TUTTI:

1. É no CENTRO CULTURAL CARLOS GOMES!!!

2. É CÔMICO!!

3. É MUSICAL!!

4. É PER TUTTI, digo, PARA TODOS!!!

Lugares LIMITADOS! CONVITES POPULARES!

Reservas e informações: acartianu@gmail.com
Bilheteria no dia, a partir das 13h.

VOCÊ VAI, NÉ?

Thursday, May 05, 2011

O CINE PER TUTTI iniciou o ciclo de Comédias no Cinema Mudo com dois curtas de Charles Chaplin: "Vida de Cachorro", e "Ombros, às armas!"

Durante a sessão, o Lanterninha da Troupe Per Tutti, profundo conhecedor de cinema cômico internacional, comentou vida e obra de Chaplin, um dos mais famosos comediantes do mundo ao dar vida ao vagabundo "Carlitos", talvez uma versão moderna do Arlecchino, da Commedia dell'Arte

Serão também exibidos clássicos da comédia de Harold Lloyd, Buster Keaton, Laurel & Hardy, Fatty Arbuckle, Ben Turpin, Harry Langdon, entre outros, lembrando que a Comédia no Cinema Mudo não se resume aos filmes em branco e preto, mas também a comediantes mudos posteriores, com trabalhos igualmente marcantes

O Cine Per Tutti contou, nesta sessão especial, com o apoio do Centro Cultural Carlos Gomes.
Para mais informações e próximas sessões, escreva para : acartianu@gmail.com

Tuesday, May 03, 2011



EDSON RODRIGUES, UM FÃ MUITO ESPECIAL da Troupe Per Tutti

Este é o belíssimo trabalho do artesão e entalhador Edson Rodrigues, de Campinas, que todos os fins de semana oferece suas lindas placas na Feira Hippie do Centro de Convivência Cultural.
Nosso querido fã Edson nos presenteou com esta linda escultura, o Tutti, o mascote "T" da Troupe Per Tutti de Comédia Clássica!

O artesão de Campinas faz por encomenda e também vende à pronta entrega brasões de família e de times de futebol, além de logotipos e quaisquer outros desenhos e textos que o cliente deseje encomendar em placas de madeira, de diversos tamanhos e formatos.
Em reconhecimento a tão belo trabalho, a placa feita pelo Edson estará em nossos próximos eventos, com todo o nosso orgulho de divulgar a qualidade de seu trabalho e talento.

Nosso simpático "T", o Tutti, é a representação de nossa pesquisa de tradição circense, que reúne na letra capitular de nosso grupo a sobrancelha característica da maquiagem do clown de cara branca e o nariz vermelho e redondo tradicional do clown augusto.

Para todos os interessados em prestigiar nosso fã especial, Edson Rodrigues, seus contatos são:

edsonrodrigues@artenamadeira.com
(19) 3894-3663 / 9744-5457

E para conhecer suas placas e escolher melhor seus pedidos, visitem também o site
www.artenamadeira.com


Ao Edson, um grande abraço de todos os PER TUTTI!